7.8.09

Projeto

O início

Em meados de 2007, Pierre Cortes, escreveu um rascunho com a primeira proposta. O projeto foi pensado para o formato “minutão” e iria ser colocado no Festival do Minuto. A proposta foi arquivada, pois na época boa parte da equipe que faria o curta estava envolvida em outros projetos.

Em 2008, Pierre Cortes e Rafael Ruzene se reuniram e estudaram a possibilidade de tornar “Alucinada” um projeto concreto. A partir daí foram feitas reuniões com definições de datas e etapas a cumprir. O projeto passou pelas fases de roteirização, escolha de locação e elenco, ensaios, pré-light, direção de arte, até finalmente chegar à produção.

Idéias novas

Ao discutir sobre o roteiro, vimos que essa história poderia ter muitos outros elementos e ser muito mais densa do que inicialmente pensamos. Na idéia original, a personagem via algo ou alguém no corredor e iniciava a fuga. O espectador não via quem era esta pessoa. Sentimos a necessidade de colocar mais um ator nesta cena, propiciando assim com que o espectador também tivesse acesso ao perseguidor da personagem.

Uma outra modificação que realizamos foi quanto à perseguição na rua. O original apenas mostrava o carro perseguindo a jovem. Adaptamos e colocamos o ator descendo do carro para correr atrás da personagem. Isso trouxe maior impacto e suspense à narrativa. Optamos por não mostrar o rosto do ator, mas somente seus pés.

Inicialmente tivemos a idéia de gravar a perseguição em uma rua ou avenida do centro da cidade de São Paulo. Como tivemos dificuldades com esta locação, decidimos transferir a gravação para uma vila particular e a mudança foi bastante benéfica e funcional para o curta.

Referências

De forma geral nos baseamos nas narrativas de suspense para dar o clima ao filme, utilizando mais especificamente a obra “O Iluminado” de Stanley Kubrick como referência principal.

A cena do corredor do prédio foi bastante inspirada no corredor do hotel do filme de Kubrick. O objetivo era criar uma atmosfera de suspense, mistério e medo. Usamos lente grande angular em diversos takes nesse corredor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário